palestrantes
4ª O2I |
OFICINA
de instrumentação e inovação

4ª O2I |
OFICINA
de instrumentação e inovação
Doutora em Sistemas Computacionais pela UFRJ. Trabalha como cientista de dados no CBPF em projeto de P&D com a Petrobras. Atua no desenvolvimento de técnicas de inteligência computacional (redes neurais deep learning, algoritmos genéticos, lógica fuzzy e outros), modelagem e estudos de sistemas complexos, processamento de imagens, data e text mining.
CV LattesDoutora em Física pela UFRGS. Atualmente é geofísica sênior da Petrobras no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada e Inteligência Artificial.
CV LattesDoutor em Astrofísica Relativística pela Sapienza Università di Roma e Université de Nice Sophia-Antipolis. Tem experiência nas áreas de Cosmologia e Astrofísica Relativística, atuando principalmente nos seguintes temas: blazares, análise de dados para o Cherenkov Telescope Array, Deep Learning em Astrofísica e Petrofísica.
CV LattesDoutora em Biologia Molecular pela UFRJ, especialista em inovação e transferência de tecnologia no Arranjo NIT-Rio no CBPF desde 2015. Responsável pelo programa de pré-aceleração de projetos científicos “Cientista Empreendedor”, com atividades de capacitação ao empreendedorismo na ciência, modelagem de negócios e pitch para os jovens cientistas das Unidades de Pesquisa vinculadas ao NIT-Rio.
CV LattesMestre em Propriedade Intelectual pelo INPI e especialista em gestão da inovação há 6 anos, onde trabalha com gestão de portfólio de propriedade intelectual dos institutos do Arranjo NIT-Rio (CBPF, CETEM, IBICT, INT, IMPA, LNCC, MAST e ON), atuando em todo o processamento técnico e administrativo nas áreas de patentes, marcas, desenhos industriais e registros de programa de computador, além de atuar em ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico e monitoramento de tecnologias.
CV LattesGraduação em Direito pela CESUPA, com mestrado em propriedade intelectual e especialista em mecanismos legais para inovação há 13 anos. Consultoria especializada em mecanismos legais da Inovação Tecnológica para Fundações de Apoio, startups de base científica e tecnológica oriundas das Universidades. Especialidade: Regime Jurídico de Ciência, Tecnologia e Inovação, Direito à Inovação, Direito da Propriedade Intelectual, Licenciamento e transferência de tecnologia.
CV LikedinDoutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ e Pós-Doc da UERJ, na área de Física Nuclear Aplicada a Amostras Biológicas. Desde 2020, atua em Inovação voltada para projetos científicos (PD&I) no NIT-Rio, nas áreas de prospecção tecnológica e gestão de projetos (PMO). Responsável pelo gerenciamento de projetos na Rede PMO do MCTI, e assessoramento na monitoração, modelagem e estruturação de projetos contemplados por agências de fomento.
CV LattesDoutor em Física pelo CBPF e especialista em projetos de P&D com empresas na área de processamento de sinais e imagens (realce seletivo, segmentação, restauração, classificação, deconvolução etc.), com ênfase em óptica de Fourier, super-resolução e conteúdo informacional de sinais nas primeiras camadas de sistemas visuais (puramente computacionais ou miméticos).
CV LattesMestre em Física pelo CBPF e pós-graduado em Automação Industrial dos Sistemas de Produção, Refino e Transporte de Petróleo.
CV LattesDoutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (INPG/França) com o trabalho de tese em otimização de medidas magnéticas com nêutrons. Atualmente trabalha na área de Processamento de Sinais e Imagens na Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde orienta teses para o mestrado profissional em instrumentação científica, publicando artigos e depositando patentes em áreas interdisciplinares da física e engenharia. Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do CBPF (NIT-Rio). Trabalha também em projetos de redes de comunicação de dados de alta velocidade na Coordenação de Engenharia e Operações da Rede Rio de Computadores da FAPERJ.
CV LattesPós-doutorado pelo CBPF em 2008, é líder de grupo de pesquisa e coordenador do Laboratório de Superfícies e Nanoestruturas – LabSurf do CBPF. Membro do comitê técnico e gestor do Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia - LABNANO do CBPF; membro da Rede de Nanoagentes e, Biosensores – SIBRATEC-Nano – e da Rede de Bioengenharia do RJ. Realiza pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico nas áreas de Engenharia de recobrimentos e filmes finos, Superfícies e Interfaces de Biomateriais, materiais cerâmicos, materiais magnéticos nanoestruturados e instrumentação científica e tecnológica para a produção de recobrimentos e materiais avançados por deposição física a vapor (PVD) – Magnetron Sputtering e ablação a laser pulsado – PLD.
CV LattesDoutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1992). Realizou estágio de pós-doutorado na Johns Hopkins University em Baltimore, Estados Unidos (1996). Atualmente é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) e docente dos Programas de pós-graduação em Física do CBPF (Acadêmico e Profissional em Instrumentação Científica). Experiência na área de Física da Matéria Condensada, principalmente nos seguintes temas: processos de magnetização, estruturas de domínios magnéticos, permeabilidade, ruído Barkhausen, nanofabricação, nanodispositivos, materiais nanoestruturados, aços elétricos, materiais amorfos e ligas apresentando ordens magnéticas complexas, testes não destrutivos para aços estruturais na indústria do petróleo.
CV LattesDoutorado (2004) em física experimental de altas energias pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pós-doutorado na UFRJ (2004) e na Universitá de Roma/Tor Vergata (2005-2007) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Pesquisador Associado III do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Trabalhou nas colaborações internacionais do Fermilab, experimentos E791, E831, e do CERN, experimento CMS. Participa das Colaborações LHCb desde 2004, Modulation e Programa Antártico. Experiência em física de partículas com ênfase em análise de dados, instrumentação científica, eletrônica, fenomenologia das interações hadrônicas e fracas. Atua também na área de divulgação científica no CBPF, e é coordenador do laboratório didático, um programa educacional para estudantes de ensino médio.
CV LattesDoutorado em Física pela Universidade de Oxford (1993). Pesquisador Titular III no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para RMN, Computação Quântica por Ressonância Magnética Nuclear, RMN aplicada ao estudo de meios porosos e Divulgação Científica. É autor de 3 livros de divulgação, de 1 livro de Física do Estado Sólido e co-autor do livro Magnetism and Nuclear Magnetic Resonance in Solids (John Wiley 1998). Em 2020 publicou o livro “Física Quântica, fundamentos, formalismo e aplicações”. Idealizador e Coordenador da Série de minicursos lançada em 2010 “CBPF - Tópicos em Física”, com 20 títulos em 2014. Idealizador e articulador do Exame Unificado de Física do Rio de Janeiro, o UNIPOSRIO. Desde 2017 é Coordenador de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência do CBPF. Coordenador de área de Física e Astronomia da FAPERJ desde novembro de 2018.
CV LattesAtua no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui Doutorado em Física pelo CBPF, Bacharelado em Física pelo Instituto de Física (IF/UFRJ) e Licenciatura pela UCAM. Atuou como professor em cursos de graduação e técnico no Centro Federal de Educação Técnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET-RJ. Interesses: Cosmologia computacional, Ondas Gravitacionais, Astrofísica Extragaláctica, Deep Learning, Processamento de Sinais e Imagens. clearnightsrthebest.com
CV LattesPossui doutorado em Física pela Université de Grenoble I - Joseph Fourier, França (1997), com trabalho de doutorado realizado no Centre de Recherche sur les Très Basses Températures (CRTBT-CNRS). Foi coordenador da Física Aplicada do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF-MCTI) e é responsável pelo Laboratório de Instrumentação e Medidas e pelo Laboratório de Magnetometria SQUID. Tem experiência na área de Instrumentação Científica e Física Aplicada, atuando principalmente em temas de sistemas de medidas, automação, metrologia, sensores, transdutores e magnetometria.
CV LattesDoutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2000) e pós-doutorado no CEA-França, em colaboração com o Prof. Bernard Dieny. Pesquisador (2004- 2013) do Centro Nacional de Pesquisas Energia e Materiais (CNPEM), mais especificamente do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, onde liderou o grupo de Absorção e Fluorescência de raios-X. Atualmente é Pesquisador Associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde coordena os laboratórios de caráter multiusuário de raios-X e de ressonância paramagnética. É líder do Grupo e Materiais Magnéticos Multifuncionais do CBPF. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomagnetismo (exchange bias e vórtices magnéticos), nanomateriais magnéticos biofuncionais e instrumentação científica.
CV LattesPossui doutorado em Física - Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier, 1994). Atualmente é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com experiência na área de Física de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas, com ênfase tanto experimental quanto teórica: propriedades de transporte elétrico dependentes de spin, propriedades magnéticas e ópticas de filmes finos e sistemas nanoestruturados. Também atua na fabricação de nanossistemas por litografia e eletrodeposição.
CV LattesPossui doutorado em Física da Matéria Condensada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Pós-doutorado na Université Joseph Fourier, Grenoble. É pesquisador titular do CBPF e coordenador dos Laboratórios de Biomateriais e de Cultura Celular e Nanotoxicidade. Atua em áreas da física aplicada com foco no estudo de materiais biocompatíveis. As atividades de pesquisa concentram-se em temas como: desenvolvimento de nanomateriais para aplicações na medicina regenerativa e liberação de drogas; caracterização físico-química e textural de nanobiomateriais; interação de biomateriais com moléculas e células; toxicidade de nanobiomateriais. Desenvolve projetos de inovação na área de novos biomateriais para uso biomédico e ambiental e a transferência de tecnologia ao setor produtivo e hospitalar.
CV LattesPossui mestrado em MP Física com Ênfase em Instrumentação Científica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2020) e curso técnico-profissionalizante em Técnico de Electrônica/Comando pela Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (2000). Engenheiro do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Tecnologista Convidado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Membro da Southern Wide-field Gamma-ray Observatory e Membro do Observatório Pierre Auger. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação. Atua principalmente nos seguintes temas: Southern Wide-Field Gamma-Ray Observatory (SWGO), Observatório Pierre Auger, Water Cherenkov Detectors, DAQ/Hardware/FPGA/Firmware, Instrumentação Científica.
CV LattesPossui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Tecnologista Sênior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui experiência na área de instrumentação científica, sistemas de aquisição de dados e imagens e detecção de partículas.
CV LattesPossui doutorado em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é tecnologista sênior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF/MCT e coordenador substituto da Coordenação de Atividades Institucionais – COINS, atuando na gestão do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca – NIB. Colabora com a Coordenação de Engenharia Operacional da RedeRio de Computadores – CEO/RR/FAPERJ, desenvolvendo projetos de monitoramento e tecnologias quânticas na área de redes de computadores. As principais atividades são na área de redes de computadores, computação de alto desempenho, modelagem computacional, instrumentação IoT e Comunicação Quântica.
CV LattesSócio Diretor | Inovação | Startups | Open Innovation | Intraempreendedorismo | Conselheiro CVB | Marketing B2B | Hub Energia | Palestrante | ABMEN | Investidor Anjo | Ironman
CV LinkedinMestre em Gestão Tecnológica e Gerente do Sebrae/Rj Fala sobre #liderança, #inovacaoaberta, #empreededorismo, #gestaodenegocios e #desenvolvimentoregional
CV LinkedinConexão de 2º grau2º
Inovação I Empreendedorismo I Propriedade Intelectual I Mentoria de negócios
• Firjan
• WIPO - World Intellectual Property Organization
Bacharel em Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como analista tecnológica na empresa PI-Tecnologia, nas áreas de pesquisa, otimização, caracterização e manutenção de detectores de raios X para aplicações de detectores em linhas de luz síncrotron.
CV LattesDiretor interino / Líder geral do Grupo Nanodevices
Paulo Freitas é doutor em Física pela Universidade Carnegie Mellon (1986). Após seu phD na Carnegie Mellon University, ele foi pesquisador de pós-doutorado no IBM Watson Research Center, Yorktown Heights, Nova York, EUA (1986-87). Professor titular de Física no Instituto Superior Técnico desde 2003. Em 2007, ingressou na Comissão de Instalação do Instituto Internacional de Nanotecnologia Ibérico (INL) e foi nomeado vice-diretor-geral em 2009. Suas pesquisas atuais incluem cabeças GMR para gravação de densidade ultra-alta, junções de túneis dependentes de spin, memórias não voláteis, multicamadas magnéticas e filmes finos, micro magnetismo, fenômenos de transporte, sensores GMR, bioeletrônica e biosensores. Autor de mais de 250 artigos científicos, uma patente e inventor de um dispositivo bioeletrônico.
Doutor em Física pela Universidade de Düsseldorf na Alemanha. Possui especialização na área de Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica pela Unicamp. Professor orientador nos Departamentos de Físico-Química da Universidade Estadual de Campinas e do programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) da UNESP. Consultor na área de inovação tecnologia e gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Coordenador Geral das Redes SibratecNano de Inovacão em Nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). Atualmente é Diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Presbiteriano Mackenzie e Diretor Geral do Mackgraphe, Instituto de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia.
CV LattesPossui doutorado em Odontologia – Ruprecht-Karls Universität Heidelberg, Alemanha (2007). Atualmente é professora adjunta II da Universidade de Caxias do Sul. Atua nos programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT) e Biotecnologia (PPGBIO), desenvolvendo pesquisas nas áreas de Biomateriais, Biotecnologia, Toxicidade, Biologia Molecular, Patologia. Participou nos últimos 5 anos de mais de 40 apresentações de trabalhos em congressos. Contribui como revisor de periódico em mais de 10 revistas científicas e coordena ativamente mais de 10 linhas distintas em projetos de pesquisa, com cooperação nacional e internacional.
CV LattesConsultor sênior na Petrobras
Possui doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é consultor sênior – Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de poços de petróleo tendo coordenado dezenas de projetos com ênfase em escoamento mono e multifásico, tecnologias de perfuração e completação de poços, aspectos de garantia de escoamento ligados à mitigação de incrustações inorgânicas, desenvolvimento de equipamentos e protótipos. Responsável técnico pela coordenação de diversos termos de cooperação com ICTs no Brasil.