comitê organizador
4ª O2I |
OFICINA
de instrumentação e inovação
4ª O2I |
OFICINA
de instrumentação e inovação
Possui graduação (1988), mestrado (1991) e doutorado (1995) em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP. Foi professor do Instituto de Física da UFRJ entre 1999 e 2009. Atualmente é Pesquisador Titular I do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF e docente da pós-graduação do CBPF. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em materiais magnéticos. Atua principalmente nos seguintes temas: materiais multiferroicos, materiais magnetoelétricos, materiais magnéticos, nanomagnetismo, nanopartículas magnéticas.
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (INPG/França) com o trabalho de tese realizado no Instituto Laue-Langevin (ILL) em Otimização de Medidas Magnéticas com Nêutrons. Atua na área de Processamento de Sinais e Imagens, Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho MultGPUs na Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC) do CBPF. Suas pesquisas se concentram no desenvolvimento de novas tecnologias, instrumentos e métodos em conjunto com grupos de Física do CBPF, de outras instituições de pesquisa e empresas. No CBPF, orienta teses para o Mestrado Profissional em Instrumentação Científica, publicando artigos e depositando patentes em áreas interdisciplinares da Física e da Engenharia. Além disso, foi Coordenador da COTEC de 2017 até 2022 e atual Coordenador do NIT-Rio - Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa do MCTI do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha também em projetos de redes de alta velocidade na Coordenação de Engenharia e Operações da Rede Rio de Computadores da FAPERJ.
Bacharel (1982), Mestre (1986) e Doutor (1992) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de pós-doutorado na Johns Hopkins University, em Baltimore, Estados Unidos (03/1994-03/1996). Atualmente é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Física do CBPF (Acadêmico e Profissional em Instrumentação Científica). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de magnetização, estruturas de domínios magnéticos, permeabilidade, ruído Barkhausen, nanofabricação, nanodispositivos, materiais nanoestruturados, aços elétricos, materiais amorfos e ligas apresentando ordens magnéticas complexas, testes não destrutivos para aços estruturais na indústria do petróleo. Foi coordenador da Coordenação de Física Experimental de Baixas Energias (antiga EXP) do CBPF no período (2007-2011 e 2013-2015). É Coordenador do LABNANO/CBPF (2012-atual) e Coordenador do Comitê Técnico do LABNANO/CBPF (2006-atual). É Coordenador do Laboratório de Magnetismo Aplicado e do Grupo de Magnetismo Aplicado da CBPF. Membro do CCNANOMAT do MCTI e membro da diretoria da SBPMat (BR-MRS).
Atualmente realiza pesquisas em Física da Matéria Condensada, Ciência dos Materiais e Desenvolvimento Tecnológico no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI); Scholar (pesquisador visitante) da Northwestern University-Evanston-Illinois — USA até 2008, pós-doutorado no CBPF em 2008, Doutor em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2007, Mestre em Física-Instrumentação Científica pelo CBPF em 2002 e graduado em Engenharia Industrial pelo CEFET em 1983. Líder de Grupo e coordenador do Laboratório de Superfícies e Nanoestruturas do CBPF; possui experiência na produção e caracterização de materiais nanoestruturados em filmes por plasmas confinados magneticamente (Magnetron Sputtering) e produzidos por ablação a laser (PLD). Orientador de mestrado e doutorado. Experiência em pesquisa e desenvolvimento de materiais nanoestruturados, materiais magnéticos, biomateriais, materiais cerâmicos e Instrumentação Científica. Coordenador e docente do Mestrado Profissional em Física com ênfase em Instrumentação Científica do CBPF (MP do CBPF), um dos programas de pós-graduação stricto sensu do CBPF. Organizador e presidente do comitê executivo (Chair) da 2ª O2I — Oficina de Instrumentação Científica e Inovação Tecnológica em 2013 e membro do comitê assessor da pós-graduação do CBPF, participou como membro e organizador de eventos científicos. Coordenador do Projeto FAPERJ-2015/2016 para o MP do CBPF na Chamada: Auxílio Emergencial às Pós-Graduações do RJ.
Márcio concluiu o doutorado em Processamento de Sinais, Imagens e Voz pelo Instituto Politécnico de Grenoble (INPG) no Laboratório de Magnetismo Louis Néel (CNRS) em 1995. Foi Coordenador de Atividades Técnicas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e é Coordenador de Engenharia de Operações da Rede Rio de Computadores da FAPERJ. Atualmente responde como Diretor Substituto do CBPF. Tecnologista Sênior do CBPF/MCTI, Márcio atua na área de Processamento de Sinais e Imagens, Instrumentação Científica e Física Computacional. Possui experiência em gerência de grandes projetos e organização de eventos.
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Tecnologista Pleno do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui experiência na área de Instrumentação Científica, Sistemas de Aquisição de Dados e Imagens e Detecção de Partículas. Orientador de doutorado e do mestrado em Instrumentação Científica do CBPF e coordenador de eventos e congressos na área de Instrumentação para Altas Energias.
Colaborador do Arranjo NIT-Rio e administrador de empresas com experiência na coordenação de projetos com grandes corporações e o setor público. Desenvolveu sua carreira atuando em grandes grupos empresariais e coordenou durante 10 anos a Oeste Export, o mais estruturado evento de fomento ao desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, por via do comercio exterior. Atuou em áreas de apoio ao desenvolvimento economico das prefeituras do Rio de Janeiro e Itaguaí. Realiza trabalhos em equipe, promovendo o aperfeiçoamento de conhecimentos para atingir um elevado nível de qualidade e comprometimento que diferenciam os empreendedores no mercado.
Mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), possui MBA em Gestão da Inovação e Economia Criativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Trabalha como Assessora de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro (NIT-Rio), com destaque nas áreas de patentes, marcas, desenhos industriais e registros de programa de computador, atuando em todo o processamento técnico e administrativo, além de ações voltadas ao apoio e desenvolvimento tecnológico.
Graduada em Ciências Biológicas (2004), com mestrado (2006) e doutorado (2014) em Biologia Molecular (Genética e Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, desde 2015, atua em inovação e empreendedorismo de projetos científicos. Nas atividades de P&D em Biologia Molecular atuou no estudo funcional de genes relacionados ao ganho de biomassa e à resistência à infecção de vírus em plantas transgênicas, publicando artigos científicos neste tema. Profissional com experiência na transformação de pesquisas acadêmicas em negócios, processos de patenteamento, prospecção de mercado e na preparação de cientistas para a inovação. Atualmente no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio/CBPF), é responsável pelo programa de pré-aceleração de projetos científicos "Cientista Empreendedor" com atividades de capacitação ao empreendedorismo na ciência, modelagem de negócios e pitch para os jovens cientistas das Unidades de Pesquisa vinculadas ao NIT-Rio. Participação em mentorias e bancas julgadoras em eventos de inovação, empreendedorismo e avaliação de startups (e.g. Iniciativa Jovem Shell, Campus de Inovação do congresso de Engenharia Biomédica/RJ, Sebrae e Startup Rio). Palestrante convidada em diversas instituições de ciência e tecnologia para falar sobre empreendedorismo na ciência.
Graduado em Física (2013), com mestrado (2015) e doutorado (2019) em Engenharia Nuclear (Física Nuclear Aplicada) pela COPPE/UFRJ. Desde 2020, atua em inovação voltada para projetos científicos (PD&I) no NIT-Rio, nas áreas de prospecção tecnológica e gestão de projetos (PMO). Nas atividades relacionadas à pesquisa, atua principalmente na área de microtomografia utilizando radiação síncrotron, bem como processamento de imagens por machine learning e análises estatísticas. Atualmente no NIT-Rio/CBPF é responsável pelo gerenciamento de projetos na Rede PMO do MCTI, e assessoramento na monitoração, modelagem e estruturação de projetos contemplados por agências de fomento. Possui participação em bancas julgadoras de graduação, feiras de ciência e tecnologia, orientação e supervisão de alunos de iniciação científica voltada para o ensino médio e pós-graduação.
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNI-RIO (1992) e Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia da Informação - Análise e Gestão de Negócios pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Assistente em C&T do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI. Tem experiência na área de Biblioteconomia, Tecnologia da Informação e Divulgação Científica. Responsável pelo Núcleo de Comunicação Social (NCS) do CBPF.
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, especialista em Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Marketing pelo Centro Universitário Estácio de Santa. Com atuação nas áreas de comunicação e marketing em projetos pautados em estratégias de comunicação 360º e novas tecnologias e inovação, desenvolvendo pesquisa e produção de conteúdos inovadores e de valor aos públicos internos e externos, criando uma relação de transparência, confiança e pertencimento com a organização. Tem experiência em jornalismo gráfico online, mídias sociais e inbound marketing e outbound (mídia paga e orgânica, funil de vendas e jornada do cliente), design gráfico e web, eventos, assessoria de imprensa, educação e treinamento corporativo. Tem habilidades com ferramentas de automação de marketing digital e com projetos de implantação de Customer Relationship Management (CRM) do RD Station.
Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO – 1992), com pós-graduação em Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes. Trabalha com revisão, formatação (ABNT e outras normas) e copidesque de textos acadêmicos, informativos e artísticos desde 2005, tendo no currículo mais de 300 trabalhos. Desde 2009 é Assistente em Ciência e Tecnologia no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF / MCTI. Secretária do Programa de Vocação Científica (PROVOC) do CBPF e secretária do Arranjo NIT-Rio no instituto.
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Desenvolvimento Web e MBA em Marketing e negócios digitais pela Be Academy, atua na criação de sites e desenvolvimento gráfico desde 2011. No NIT-Rio, é responsável pela identidade visual e site do Programa Cientista Empreendedor e de materiais informativos do núcleo.
Graduado em Redes de Computadores pela Universidade SENAC e pós graduando em Desenvolvimento Web Full Stack pela PUC. Atua na equipe Web do CBPF com implementação e desenvolvimento de sistemas.